Agricultura - Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021

Primeiro encontro sobre erva-mate e eucalipto

O município possui um programa municipal de incentivo a produção de Erva-Mate.

Primeiro encontro sobre erva-mate e eucalipto

O Escritório da Emater/ASCAR de Barra do Rio Azul, juntamente com a Prefeitura Municipal, realizaram na sexta-feira, 24, o Primeiro Encontro sobre Erva-Mate e Eucalipto.

Na abertura do evento o prefeito Marcelo Arruda discorreu sobre a importância das atividades e da profissionalização dos produtores.

Logo após, a equipe do Escritório da Emater/ASCAR, Jair Francisco Zorzanello e Léia Hausen apresentaram dados econômicos dos principais programas do Município na área agropecuária, na sequência foram realizadas palestras sobre Manejo e cultivo de Eucalipto e Manejo e Implantação da Erva-Mate, com a presença dos palestrantes lvandro Barreto de Mello, Engenheiro Agrônomo e Assistente Técnico Regional da Emater/ASCAR de Passo Fundo, e Luiz Ângelo Poletto, Engenheiro Agrônomo e Assistente Técnico Regional da Emater/ASCAR de Erechim.

Na parte da tarde foi realizadas atividades práticas em ambas culturas nas propriedades de alguns agricultores.

Nossa região tem uma média de produção de Erva-Mate de 600 arrobas por hectare, em quanto em ervais tecnicamente conduzidos a mesma está passado de 2.000 arrobas por hectares.

O município de Barra do Rio Azul possui um programa municipal de incentivo a produção de Erva-Mate. Então faz-se necessário levar aos produtores conhecimento sobre a mesma, desde a implantação e o manejo correto dos ervais.

Existem plantações de Eucalipto no município que demandam de manejo, pois todas as áreas plantadas tem idade superior a 10 anos, e em grande parte das mesmas sem nenhum tipo de manejo.

Estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Maximino Basso, secretário da Agricultura, Benildo Trentin, gerente da agência Sicredi, Vianei Oliveira, e o gerente da Cresol, Julio Pan.