.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Sobre
Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), instituída em 1999, é o órgão central do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra), responsável pela gestão da política ambiental no Rio Grande Sul. Uma das marcas dessa gestão foi a união, ainda em 2019, das duas pastas: Meio Ambiente e Infraestrutura, reforçando a importância de desenvolver o estado para ampliar a proteção ambiental. Com isso, Desenvolver para Proteger passou a ser o lema da secretaria.
A Sema trabalha de forma conjunta com o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), uma de suas vinculadas que, há 30 anos, atua como órgão licenciador, agregando monitoramento e fiscalização ambiental.
Além da Fepam, outras cinco empresas são vinculadas à Sema: a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e a Companhia Riograndense de Mineração (CRM).
Arquivos
Faça download de nossos documentos auxiliares, eles tem o intuito de padronizar as informações captadas pelo nosso Departamento, garantido maior organização e transparência.
Formulários para licença ambiental
01 - Estagio Médio de Regeneração Natural.doc
02 - Estágio Inicial para uso agropecuário.doc (1).doc
03- Estágio Inicial até dois hectares.doc
04 - Risco ao patrimonio e risco de acidentes.doc
06 -MANEJO FLORESTAL PARA MANUTENÇÃO DE RODOVIAS E ESTRADAS.doc
10 - ALVARÁ DE CORTE DE ÁRVORES NATIVAS COMPROVADAMENTE PLANTADAS.doc
11 - ALVARÁ DE CORTE EM CASO DE EXPLORAÇÃO EVENTUAL DE ÁRVORES NATIVAS PARA USO NA PROPRIEDADE.doc
PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE BARRA DO RIO AZUL/RS
Notícias
Siga nossos informativos e fique por dentro de tudo o que está ocorrendo no Departamento do Meio Ambiente.
Serviços - Meio Ambiente
.
.
.
.