Saúde - Terça-feira, 16 de Abril de 2019

16 de Abril, DIA MUNDIAL DA VOZ

Município conta com serviço de Fonoaudiologia

A Prefeitura de Barra do Rio Azul está ampliando os serviços nas Secretarias de Saúde e da Educação. Com início neste mês de abril, a especialidade de Fonoaudiologia é oferecida na Unidade Básica de Saúde e nas Escolas.
A Fonoaudiologia é uma especialidade presente em poucas UBS e, é um diferencial para a população. A busca por esse atendimento se deu pela demanda que o município tem e, principalmente, para atuar no trabalho de prevenção. Antes os munícipes precisavam se deslocar para Erechim, e com este recurso no município ficou mais fácil o acesso a este serviço.
O atendimento é prestado pela profissional, Cristiane D. Raphaelli Miritz, uma vez por semana. O principal objetivo da atuação é desenvolver a comunicação verbal, sendo trabalhado: voz, fala leitura e outras áreas.
A atuação do fonoaudiólogo no âmbito escolar vai muito além de uma visão clínica, centrada na detecção em nível individual e na intervenção em problemas já estabelecidos. O objeto principal é promover o desenvolvimento da comunicação no sentido de desenvolver habilidades comunicativas orais e de escrita. Nas escolas, a fonoaudióloga vai fazer uma triagem com todos os alunos para identificar quem precisa.

Município conta com serviço de Fonoaudiologia

O Dia Mundial da Voz é comemorado anualmente em 16 de abril.
A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservaçãoda voz, ficando alerta às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças.
O câncer de laringe é um exemplo preocupante de como a falta de importância com a voz pode se manifestar.
A primeira celebração em homenagem à voz surgiu no Brasil em 1999, porém só ganhou destaque mundial a partir de 2003, quando passou a ser comemorada nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Cuidados com a voz
Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas
Beber bastante água e praticar exercícios físicos
Não gritar em excesso nem em tom agudo
Falar pausadamente
Não fumar nem abusar de bebidas gasosas
Dormir bem
Comer maçã faz muito bem para a "limpeza" das cordas vocais

Sintomas de doenças da voz
Entre os principais sinais de alerta de prováveis problemas vocais:
Alterações na voz;
Tosse frequente;
Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz;
Pigarreia ou rouquidão com frequência.

Se você notou que sua voz esta rouca e não passa procure um FONOAUDIOLOGO ou  OTORRINOLARINGOLOGISTA.