Famurs reúne representantes do setor do leite na Expointer para discutir a cadeia produtiva


Famurs reúne representantes do setor do leite na Expointer para discutir a cadeia produtiva

O vice-presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, coordenou no final da manhã de quinta-feira, 29 de agosto, um encontro entre representantes do setor do leite, prefeitos e deputados. O evento aconteceu no Centro de Reuniões da Expointer, na Casa Famurs.

“O objetivo hoje é passar para nossos deputados e representantes a realidade do setor leiteiro. Nós, prefeitos, sabemos da importância da atividade para os municípios. Temos que buscar mecanismos para que o preço não caia bruscamente, como aconteceu agora, mecanismos para regulamentar o preço, que permitam que o produtor possa investir e se capacitar”, disse Arruda.

Também conversaram com os produtores e os representantes do setor os deputados federais Ronaldo Santini (RS), líder da Comissão de Agricultura na Câmara dos Deputados, e José Silva, de Minas Gerais, relator do Projeto de Lei nº 9793, que tem como objetivo regulamentar questões importantes do setor leiteiro.

Santini agradeceu a oportunidade de diálogo oferecida pela Famurs e deixou uma sugestão, que foi prontamente aceita pelo vice-presidente Arruda, que prometeu encaminhar a demanda ao presidente da federação, Dudu Freire. “Temos que desenvolver junto com a Famurs uma campanha para incentivar o consumo do leite local e inserir o produto na merenda escolar dos municípios, além de investir na elaboração de políticas públicas para o setor”, disse o deputado.

O deputado federal José Silva, representante do estado que é o maior produtor leiteiro do país, enfatizou a importância do encontro promovido pela Famurs. “Este debate propicia que todos nós saiamos daqui mais preparados e capacitados para defender o setor leiteiro no Congresso Nacional. O PL 9793 é uma ressonância das demandas da sociedade e temos que nos mobilizar para garantir a sua aprovação”, analisou.

Entre outras demandas, o projeto de lei tem como objetivo garantir que o  preço mínimo não possa ser menor que o preço médio praticado pela CONAB, obrigar as empresas de beneficiamento e comércio de laticínios, exceto as Cooperativas de produtores, a firmarem contrato com os produtores para o fornecimento e a aquisição de leite, e também, estabelecer prazos mínimos de pagamento.

Os deputados presentes no encontro, ouviram as reivindicações dos representantes do setor. Joel Dalcin, um dos líderes do Movimento Construindo Leite Brasil, cobrou mais integração com os parlamentares. “Somos o lado mais fraco da cadeia e buscamos um comprometimento efetivo dos deputados para que a gente possa buscar valorização também da porteira para fora”, pontuou. Já o secretário executivo do Sindilat RS, o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados, marcou posição dizendo que “não adianta os deputados apoiarem a cadeia produtiva do leite e criarem barreiras fiscais para o setor”. Também participou do evento o presidente da Emater, Geraldo Sander, que falou sobre a atuação da instituição para capacitação dos produtores.

Famurs reúne representantes do setor do leite na Expointer para discutir a cadeia produtiva

Famurs reúne representantes do setor do leite na Expointer para discutir a cadeia produtiva

Famurs reúne representantes do setor do leite na Expointer para discutir a cadeia produtiva



Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta

Rua das Rosas, 268, 99795-000 - (54) 3613 1167

Horário de atendimento: 07h30 as 11h30 e das 13:00 as 17:00

Visualizar mapa