Produtores de Barra do Rio Azul discutem atividade leiteira

A Prefeitura de Barra do Rio Azul, a Emater/RS-Ascar, juntamente com empresas do setor lácteo, realizaram no sábado, 17 de março, um Encontro de Produtores de Leite, com a participação de mais de 400 pessoas.

A programação foi marcada por palestras técnicas e pelo lançamento do Programa Municipal de Incentivo a Atividade Leiteira.

Na abertura o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Jair Francisco Zorzanello destacou a importância econômica e social da produção leiteira que garante à família rural uma receita mensal.

Na sequência, o presidente da Câmara de Vereadores, Evaldo Fiabani, colocou o Legislativo Municipal a disposição para discutir projetos que visam viabilizar a atividade leiteira nas pequenas propriedades.

O prefeito Marcelo Arruda salientou a importância da atividade leiteira para que o agricultor permaneça no meio rural e aumente a sua produção e a receita mensal, com a introdução de novas tecnologias que irão melhorar a qualidade do leite e a produtividade e diminuir o esforço humano.

Após a abertura do evento, o engenheiro agrônomo e assistente técnico regional em Sistemas de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, Vilmar Fruscalso, palestrou sobre o tema Criação da Bezerra e Profissionalização na Atividade Leiteira.

A engenheira agrônoma Regina Slaviero e o técnico agrícola Evandro Schneider abordaram o tema sobre Secessão Familiar na atividade leiteira. Durante o evento, o prefeito Marcelo Arruda lançou o Programa Municipal de Incentivo a Atividade Leiteira que oportunizara aos produtores a construção de salas de ordenha beneficiando às famílias rurais que trabalham na atividade.

O programa prevê incentivo às propriedades, com até 12 matrizes em lactação, auxilio com R$ 3,5 mil; 75 % do valor orçado no projeto; de 12 a 25 matrizes em lactação, terão auxilio de R$ 6 mil; 40% do valor orçado no projeto e os projetos acima de 25 matrizes em lactação serão contemplados com R$ 14 mil.  O programa viabiliza a construção e melhoria de salas de ordenha diminuindo o esforço humano, melhorando o bem-estar animal dando qualidade no leite.

O encontro fez parte da 6ª Expobarra - Feira comercial, industrial e agropecuária de Barra do Rio Azul, realizada de 16 a 18 de março.